11.4.13

Dica de Leitura: A culpa é das estrelas + falando um pouco sobre Sick-Lit

 -Ele não era perfeito nem nada. Ele não era um príncipe encantado de conto de fadas, e tal. Tentava ser assim às vezes, mas eu gostava mais dele quando essas coisas desapareciam.

Olá! Hoje vou falar sobre um livro que garanto que está na wishlist de leitura de muitos de vocês, A culpa é das estrelas de John Green. A primeira vez que esse livro me chamou a atenção foi pelo tumblr, ele me parecia estar fazendo muito sucesso no exterior e agora começou a ficar popular aqui no Brasil. Aos poucos estava tentando sair da minha 'área de conforto' de leitura (leia-se: livros de fantasia estilo Crepúsculo) e explorando novos livros mais realistas, diferentes dos que eu estava acostumada a ler. Eu diria que esse livro foi ótimo para isso e aos poucos estou colocando mais livros na minha wishlist que não envolvem vampiros e fantasmas (desculpa Edward e Jesse, amores da minha vida), também estou aceitando recomendações!
 Bom, esqueçam a minha pessoa e vamos falar sobre o livro. A culpa é das estrelas conta a história de dois jovens, Hazel e Augustos, sobreviventes do câncer que se um conhecem em um grupo de apoio para crianças com a doença. Os dois, como vocês já devem estar imaginando, se apaixonam e a partir desse momento começam a viver diversas aventuras juntos, sempre lidando com a sua doença e até mesmo achando uma pitada de humor em tudo aquilo.
Juro que no segundo em que comecei a ler já me apaixonei pela personagem da Hazel, principalmente pelo fato de ela ser fanática por livros como eu rsrs e pelo modo como ela lida com a vida. Também me apaixonei pelo jeito natural que eles lidam com o câncer e eu diria que quem está meio inseguro de ler por causa do tema pode ler sim porque a verdadeira história do livro não é apenas sobre dois adolescentes enfrentando a doença, mas não vou contar o que acontece para não estragar o livro!
E para finalizar vamos falar de um assunto que anda causando polêmica ultimamente e como eu percebi que já li bastante livros assim acho que devo me pronunciar sobre o assunto. Bom, na literatura acaba de surgir o gênero Sick-Lit (Literatura enferma em português) que é composta por livros como A culpa é das estrelas, As vantagens de ser invisível e alguns livros do autor Nicholas Sparks, que falam sobre câncer, depressão, suicídio e outros problemas. A grande polêmica em tudo isso é que alguns acreditam que esse tipo de literatura pode influenciar os leitores e que ler livros com esses temas podem levar o adolescente a desenvolver algum problema. O que eu penso sobre isso? babaca babaca babaca Eu não acredito que uma pessoa possa desenvolver algum tipo de doença por ter lido um livro com o assunto e muito menos que acabe se matando por causa que se envolveu demais com o personagem. É claro que é muito normal se envolver com a história e já aconteceu comigo, mas eu não acredito que isso possa chegar a pontos tão sérios como esse mesmo sabendo que os livros tem sim um grande poder de mexer com as pessoas.

Bom, por hoje é isso. Ficou meio comprido, eu sei. Bom, o que acharam? Alguém aqui já leu ou quer ler? Comentem!! Beijos beijos e até a próxima <3 

8 comentários :

  1. O primeiro livro que li com mais "aspectos de realidade" foi A Culpa é das Estrelas também, minha amiga que me emprestou até. Desde então tenho comprados muitos assim, indico até alguns: Quem É Você, Alasca? (John Green) que acabou virando meu favorito, Anna e o Beijo Francês (Stephanie Perkins) é uma fofura, O Lado Bom Da Vida (Matthew Quick) e Lonely Hearts Club (Elizabeth Eulberg) que é muito amorzinho. ♥
    Acho que você vai gostar desses, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAA obrigada pelas dicas!! Muito obrigada, beijoooos <3

      Excluir
  2. QUERO MUITO LER! Mas agora estou lendo morte súbita! Quando eu terminar vou roubar esse livro de ti hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rrsrsrs okay Isa!! Podemos trocar de livros depois rs

      Excluir
  3. Este livro é o próximo da minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, acho que vai gostar! Beijos

      Excluir
  4. Sou louca por ele (apesar de que quero o livro: A Seleção), espero que esta história seja boa, já li um trecho e ameii,Xeroo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, me parece interessante!Obrigadaa, beijooos :3

      Excluir